Desde que ganhou os quatro cantos do país, a tapioca virou a queridinha de 10 entre 10 pessoas que buscam uma vida mais saudável.
Mas há algumas coisas que devemos saber:
A fécula de mandioca, ou goma de tapioca, é um alimento de origem indígena e de preparo simples, livre de glúten, sal e gordura hidrogenada. Porém, como é feita a partir da goma da mandioca, passa por um refinamento onde perde quase todos os seus nutrientes e fibras, tornando-se menos nutritiva do que a mandioca propriamente dita.
Ao contrário do que muitos pensam, a tapioca tem índice glicêmico elevado. Isso quer dizer que, quando você come uma delícia como essa, ela se transforma rapidamente em açúcar no sangue, não sendo, por isso, indicada para diabéticos nem para quem está em estratégia de emagrecimento.
Devemos sempre ficar atentos também com o recheio: nada de leite condensado, catupiry ou calabresa.
Mas se você não consegue ficar sem, uma dica pra ela ficar mais saudável é misturar a ela farinha de linhaça dourada, chia ou amaranto, porque assim, a velocidade de transformação do carboidrato em açúcar é reduzida.
Outra opção é usar proteína no recheio ou até comer castanhas logo depois da tapioca.
Por Dra Carla Beatriz
Adeus tapioca! Eu sabia que tinha algo de errado com a minha estratégia. Obrigada Fabi.
ResponderExcluirDetalhes que fazem a diferença 😉 Muito boa sorte!!! Bjs
ExcluirEu cortei a tapioca Fabi. De saudável não tem nada.
ResponderExcluirPois é, não cabe em low carb e na estratégia de emagrecimento. Isso aí!!!
ExcluirEu gosto tanto. Troquei o pão francês pela tapioca. Vou tentar colocar as sementinhas pra ser mais saudável.
ResponderExcluirTodo esforço é válido. Se estiver em estratégia de emagrecimento e conseguir evitar vai ser bem melhor. Muito boa sorte!!! Bjs
Excluir