sexta-feira, 17 de março de 2017

Não confunda LOW Carb com NO Carb

É bastante comum, as pessoas associarem dieta low Carb a "dieta da proteína". 


Pensam que nossa alimentação se baseia no consumo exclusivo de carnes, ovos, bacon, linguiça e café com óleo de coco. Mas não é bem assim... Como já falei aqui, trata-se de uma dieta baseada em alimentos naturais dando ênfase a vegetais, gorduras de qualidade e restringindo alimentos nocivos à saúde como: industrializados, açúcar, farináceos, excesso de amido, gorduras artificiais. Sem necessariamente se preocupar com calorias ingeridas ou gramas de carboidratos.




Entretanto, estas orientações prestam-se ao objetivo geral de obtenção e manutenção da saúde e redução de peso, pode ser mantido indefinidamente, e tende a ter boa resposta na maioria dos indivíduos. Além disso é altamente segura.


Mas há objetivos mais específicos, nos quais uma intervenção dietética mais extrema pode ajudar. Por exemplo, em pacientes com muito peso para perder, síndrome metabólica franca ou diabetes (ou ainda epilepsia). Nestes casos, uma dieta "very low carb", cetogênica, pode ter resultados superiores em termos de perda de peso, controle glicêmico, etc.


Resumindo:

🏻Em uma dieta low carb bem formulada, a quantidade de vegetais, em volume de comida, deve ser MAIOR que a quantidade de produtos animais. Isso é importante para a flora intestinal e para o equilíbrio nutricional da dieta.


🏻A cetose, isto é, produzir corpos cetônicos, (compostos produzidos pela "queima" acelerada de gordura) é completamente desnecessária para que se perca peso em uma dieta low carb. Não que seja prejudicial - não é! - mas a cetose não deve ser um objetivo em si, e não deve ser obtida às custas de limitar o consumo de vegetais.


🏻Mas é importante que fique claro que uma dieta composta EXCLUSIVAMENTE de bacon e ovos (low Carb raíz) é a principal causa das queixas como constipação e enjoo, bem como de alterações acentuadas de colesterol. 


Enfim, ovo com linguiça pode até ser low carb, mas low carb não se resume a isso.


Informações/texto extraído do site de Dr. Souto:http://www.lowcarb-paleo.com.br

2 comentários: