quinta-feira, 16 de março de 2017

Low Carb - Por onde eu começo?

Sempre há quem se encante com o estilo de alimentação mais natural, mais baixa em carboidratos, mas não sabe como começar!

"Vou mudando aos poucos, ou mudo tudo de vez?"



Com intenção de ajudar essa transição, vou explicar duas opções possíveis, para que você possa escolher qual lhe parece melhor!

A primeira opção, e particularmente minha preferida, é o estilo Nike: Just do It (apenas faça - ou - faça de uma vez)! Nesta opção, você vai dormir hoje, e quando acordar amanhã troca seus cereais do café da manhã por ovos, seu café com leite desnatado por café sem açúcar com creme de leite (ou manteiga), sua banana por abacate (ou coco) e segue para o almoço, em que troca seus grãos por folhas e legumes, seu filé magro por uma carne com um bom teor de gordura (se apetecer) e rega tudo á azeite! À tarde, come apenas se a fome aparecer, e opta por castanhas, queijo gordo, café com óleo de coco, coco seco, azeitonas, ovinhos de codorna ou Wrap De Couve. No jantar faz o mesmo que no almoço e daí dorme! Simples e fácil!

Na segunda opção você migra aos poucos: troca o pãozinho da manhã por pão feito com farinhas de mais baixo carboidrato (amêndoas, coco, grão de bico), troca a banana e a uva por melão (ou kiwi, ou abacate) e troca o leite por iogurte integral! No almoço consome grãos sim, mas prefere os de absorção de carbo mais lenta, como feijão, lentilha, grão de bico e quinoa. Não pega pesado na gordura, mas não a evita! Um fio grosso de azeite vai muito bem! A tarde prefere frutas menos doces (morango, ameixa fresca, melão, coco) em pequena quantidade, e até usa uma seca vez ou outra, e um pouquinho de castanhas! Um ovinho cozido vez ou outra! Pega mais leve no carbo no jantar, evitando grãos e focando nos vegetais e dorme!

As duas podem funcionar! O mais importante é que em qualquer uma das duas, o resultado em saúde e composição corporal, é melhor do que o é alcançado com uma dieta CHEIA de carbos refinados e/ou industrializados! E aí, qual vai ser?

Nutricionista: Lara Nesteruk

6 comentários:

  1. Adorei o post!
    Pra mim, tem que ser o "tudo ou nada". E estou conseguindo seguir firme.
    Vamos que vamos!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Sou adepta do faça de uma vez!

    ResponderExcluir
  3. Estou deixando o medo de lado e começando hoje aos poucos. Estou ansioso pela mudança.

    ResponderExcluir