quarta-feira, 22 de março de 2017

Low Carb e Colesterol

A dieta low carb traz com ela muitos questionamentos e um bem frequente é com relação ao aumento do colesterol. Hoje venho trazer a opinião da Nutri Heloiza Couri (que atua na vertente LCHF) sobre o assunto.


"Faz parte da sabedoria popular acreditar que colesterol é algo ruim e que precisa ser controlado. Isso não é verdade. Colesterol não é doença e a maior prova disso é que o fígado é capaz de produzí-lo. Por que um dos órgãos mais importantes do corpo produziria uma substância se ela fosse prejudicial a saúde do organismo? 



Grande parte do valor de colesterol total que você encontra no seu hemograma é resultado da produção hepática de colesterol a partir de carboidratos. Apenas uma pequena quantidade vem do colesterol exógeno, ou seja, aquele obtido por meio da alimentação.

Sendo assim, não são os ovos com manteiga que elevam o seu colesterol, já o pão francês e o cafezinho adoçado com açúcar sabem exatamente como fazer isso.





E mesmo que seu colesterol esteja "alto" não se desespere para diminuí-lo.



Primeiramente porque níveis elevados de colesterol não aumentam o risco cardiovascular (isso é um mito que surgiu a partir de estudos mal conduzidos, falta de ética científica e influência política para modificar diretrizes nutricionais... longa história!) e em segundo lugar porque o que realmente importa é a relação entre as frações de colesterol e os valores de triglicerídeos (cujo controle está intimamente ligado a uma dieta Low Carb) e não o valor de colesterol total ou de suas frações isoladamente.



Faça as contas: o ideal é que a relação entre colesterol e HDL esteja inferior a 4,5, a relação entre triglicerídeos e HDL deve ser menor que 2 e os resultados serão ótimos quando o HDL estiver acima de 40.

Colesterol é um assunto MUITO extenso, mas as principais mensagens que quero deixar são:
1- colesterol não é vilão, ele não vai te matar do coração.
2- consumir alimentos que contém colesterol não eleva o seu colesterol sanguíneo, isso é tarefa dos carboidratos.

3- não se prenda a resultados de exames laboratoriais, veja como os números se relacionam entre si."


Por: Nutricionista Heloiza Couri

3 comentários:

  1. Tinha medo de low carb por conta do meu colesterol. Agora descobri que tenho que controlar é o consumo de pão. Sou viciada!!! Bjs e obrigada

    ResponderExcluir
  2. Já há muita gente que defende o low carb high fat. Recentemente até diminui bastante os carbo. Para cerca de 90 gramas por dia , e aumentei a gordura para 70.Depois de algum tempo comecei a sentir falta de energia para malhar. Aproveito para dizer que a minha alimentação é funcional e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A individualização é fundamental. Por isso que sempre recomendo recorrer a um profissional pra orientar no que for melhor. Está certo (a) em ouvir seu corpo. Beijo no ❤

      Excluir