As frutas são ricas em frutose (seu açúcar natural) que por ser componente original não apresenta risco algum a saúde, mas uma das principais causas dessa "ausência de risco" é que junto com a frutose, há na fruta uma quantidade exata de fibras suficiente para que este açúcar não seja "jogado" no sangue de forma a elevar a glicemia (e consequentemente a liberação de insulina), o que pode atrapalhar a perda de gordura e (quando frequente) levar ao acúmulo desta!
Acontece que o que a pessoa faz na maioria das vezes, é toma-lo coado! Ou seja, isola-se esse açúcar natural da fruta, aumenta-se a quantidade da ingestão (afinal em um copo de suco de laranja, por exemplo, pode haver até dez unidades espremidas!), retira-se as fibras e consome-se a goladas!!! É muito diferente do propósito que a fruta tem!
Caso queira tomar um suco, sugiro que faça em casa, sem coar e usando apenas UMA unidade de fruta por vez (a quantidade total de frutas do seu dia vai depender da sua dieta e objetivos). Sem adoçar!
A polêmica da frutose é que muitos acham que ela faz mal por si, quando isso NÃO é verdade. Se estiver em sua forma natural (na fruta inteira) não há problema! O perigo é sempre a questão de isolar esse tipo de açúcar, como a indústria faz!
Verifique os rótulos do que for consumir e fuja de produtos que tem frutose e outros açúcares adicionados.
Quanto ao suco, recomendo: Tem sede? BEBA ÁGUA! Tem fome? COMA A FRUTA!
Fonte: Dr Souto
Ótimo post, Fabiana!! Estas dicas são muito importantes no preparo do suco e até qual fruta escolher!!
ResponderExcluirCom certeza 😉 bjs
ExcluirÓtimo. Super esclarecedor!
ResponderExcluir😉
ExcluirE eu pensava que tomar vitamina era a coisa mais saudável kkkkk Faço igual vc Fabi, congelo banana em rodelas pra hora do aperto.
ResponderExcluirEstá perfeito esse texto Fabi ��
Dependendo da estratégia, não entra qualquer fruta na dieta. Vou preparar um post sobre isso. ☺ E é no máximo, 1 por dia. Bjs
Excluir