By Dr Souto (mestre) - O que é low carb? é a expressão em inglês para "baixo carboidrato", ou seja, um hábito alimentar low carb é basicamente aquele que tem baixo consumo de carboidratos. Em média um consumo menor que 100gr por dia é considerado low carb.
O que é LCHF? LCHF vem do inglês Low Carb High Fat, ou seja, "baixo carboidrato alta gordura". Indica uma alimentação com baixo consumo de carboidrato e alto consumo de gorduras (em termos calóricos).
É uma estratégia utilizada desde o século 19 (modinha né? SQN!). Não tem nada a ver com "zerar carboidratos", nem com comer bacon, nem com encher o café de gordura. Significa simplesmente não basear a alimentação em grãos, pães, massas e bolos, e sim em vegetais, oleaginosas, azeite de oliva, frutas (com certas restrições) e gordura natural dos alimentos (carne de animais e ovos).
Consiste apenas em diminuir o teor de carboidratos da dieta, induzindo o corpo a uma adaptação que pode levar até 8 semanas para acontecer. Durante e após este período, o organismo passa a ter sua principal fonte de energia proveniente de gorduras. A fome é consideravelmente reduzida, bem como o volume que se come. A glicemia baixa e se estabiliza, uma vez que não há mais picos e rebotes causados pelo consumo alto de carbos e o emagrecimento acontece.
Deve ser orientado por um nutricionista, de preferência esclarecido no assunto: que não confunda cetoacidose com cetose nutricional, que entenda de gorduras e não as relacione à risco cardiovascular e que, de preferência, viva ou já tenha vivido esta realidade.
Quando bem empregada, pode ser levada sem grandes dificuldades pelo tempo necessário. De lá, a reintrodução de carboidratos pode acontecer gradualmente.
RESUMINDO: O QUE DEVO COMER?
Comida de verdade!
Shake e bolachas mugem, balem, cacarejam, nadam ou fazem fotossíntese? Não? Então não coma!
Coma plantas. Coma bichos. Coisa sem rótulo. Coisas que precisam ser mortas. Coisas que estragam fora da geladeira. Comida. Algo que você tem que disputar com as bactérias e fungos, comer antes que eles comam. Não essas coisas sintéticas que não estragam nunca, pois são tão desprovidas de valor nutricional, que nem mesmo bactérias e pragas consomem.
COMIDA é um ser vivo. Lembrem-se disso! (Dr. Souto)
QUANTO COMER?
Até matar a fome física. SACIOU, PAROU!
QUANTAS VEZES AO DIA?
Sempre que sentir fome de verdade. SEM FOME NÃO COME!
Somos indivíduos diferentes. Minha fome nunca será a sua! Conheça seu organismo!
Fome emocional não se cura com comida, precisa de terapia. Leia sobre o assunto e procure ajuda pra organizar sua cabeça!
Obs.: meus procedimentos são feitos sob acompanhamento e orientação de profissionais capacitados.
Blog sobre maternidade, rotina familiar, treinos de corrida, alimentação low carb e perda de peso (feito sob acompanhamento e orientação profissional). Instagram @eusoumaequecorre
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017
Low Carb - Sobre o estilo da minha alimentação
Marcadores:
Dr Souto,
jejum intermitente,
lchf,
low carb,
low carb high fat,
lowcarb,
mãe que corre,
maternidade,
nutrição,
reeducação alimentar,
rotina,
treino
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fabi... Sabe qual o x dá minha questão?!?!? Não como carne... E verduras e legumes crus são de lenta sugestão é me fazem passar mal... E aí?!! "Ajuda eu!" Kkkk
ResponderExcluirJu, a proteína no prato deve representar apenas 30% do total. Opte por ovos, peixe, cogumelos. Sobre as verduras e legumes, faça eles cozidos. Use óleo de coco, nata, manteiga, azeite como fonte de energia. Se precisar vá a um nutricionista, mas vc fazendo essa troca já verá grande diferença. 😘😘 recheado de saudades!!!
ResponderExcluirTem alguma nutri para indicar?
ResponderExcluirOie, bom dia! Infelizmente a minha nutricionista não tem mais agenda pra esse ano, mas tenho uma amiga que prescreve low carb. O nome dela é Cidinha (11) 94814-0265
ExcluirBjs e boa sorte!!!