quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

CARBOIDRATOS - Porque de manhã é o pior momento para consumi-los

  • Carboidratos - Mãe que corre

    Você já reparou como muitas vezes nós acordamos sem fome e, basta comer uma torrada ou fatia de pão para ficar com muita fome logo depois? Isso é a insulina agindo no seu corpo.


  • A insulina é o hormônio que impede a queima de gordura e bloqueia o cérebro de receber o sinal de saciedade.

    E o gatilho para produção de insulina é a glicose (açúcar) no sangue. Daí vem o problema: todo carboidrato se transforma em açúcar no seu corpo.

    Se você já inicia o dia comendo alimentos ricos em carboidratos, a tendência é que queira consumir mais carboidratos ao longo do dia, o que dificulta o emagrecimento.

    Além disso, altos níveis de insulina logo na parte da manhã diminuem a capacidade do corpo de queimar gordura no restante do dia.

    Por outro lado, manter a insulina baixa - em especial neste momento do dia - permite que outros hormônios atuem de maneira mais eficiente, com destaque para o gH - hormônio de crescimento - e a testosterona.

    Lembrando que ambos são anabólicos, portanto, favorecem o ganho de massa muscular (e q queima de gordura).

    Ou seja, se você dormiu por cerca de 8 horas durante a noite e nesse tempo todo manteve sua insulina baixa, por que interromper esse processo logo pela manhã, comendo tapioca, pão ou outro carboidrato?

    Mantenha a insulina baixa o máximo de tempo que puder. Assim você evita o risco de desencadear um efeito cascata do consumo de carboidratos durante o dia. E ainda diminui drasticamente a necessidade de fazer pequenos lanchinhos inúmeras vezes durante o dia.

    Aí vem a fatídica pergunta: "O que eu vou comer?!"

    Acredite: você tem muitas opções além do ovo!

Fonte: Dr Souto (Mestre)

Obs.: meus procedimentos são feitos sob acompanhamento e orientação de profissionais capacitados.

14 comentários:

  1. Nossa, a Xuxa ensinou tudo errado. Quem quer pão!!!! Obrigado Fabi, faz todo sentido :)

    ResponderExcluir
  2. O café da manhã é minha maior dificuldade. Além do ovo quais opções vc me sugere? Bom dia ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, tenho algumas receitas no meu insta (@fabi945), quero postar aqui também. As opções são diversas: abacate com limão, coco seco, oleaginosas, leite de coco (pode até fazer batido com abacate ou cacau), cookie, brownie, pão e bolinho de caneca low carb. Vou agilizar as postagens pra disponibilizar aqui pra vocês:)

      Excluir
    2. Acabei de postar uma receitinha de pão low carb. Prático e delicioso!!! Bjs

      Excluir
  3. Outras opções além do ovo? Fale mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho algumas receitas no meu insta (@fabi945), quero postar aqui também. As opções são diversas: abacate com limão, coco seco, oleaginosas, leite de coco (pode até fazer batido com abacate ou cacau), cookie, brownie, pão e bolinho de caneca low carb. Vou agilizar as postagens pra disponibilizar aqui pra vocês:)

      Excluir
    2. Acabei de postar uma receitinha de pão low carb. Prático e delicioso.

      Excluir
  4. Muito bom saber. Obrigada pela informação Fabi!

    ResponderExcluir
  5. É por isso que como meu pão integral e não consigo emagrecer. Vou tentar as opções que você mencionou para a Cristiane. E vou me esforçar pra mudar minha alimentação por completo. Aos poucos acho que consigo. Parabéns pela dedicação Fabi. Você é meu melhor exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As farinhas integrais não entram na lista de "comida de verdade". A diferença para a farinha branca é apenas no quesito saciedade. A farinha integral demora um pouco mais pra ser processada pelo organismo, o que acaba te deixando um pouco mais de tempo sem fome. Boa sorte!!! Bjs

      Excluir
  6. Por favor fabi me tira uma dúvida , eu treino as 6 da manha duas x na semana . o treino é funcional com corrida, o que voce sugere como fonte de energia para não sentir fadiga ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu fiz um post aqui no blog sobre meu pré treino. É café sem açúcar + canela em pó + 1 colher de sopa de óleo de coco. Além de me proporcionar bastante energia, mantém minha fome sob controle. Dá uma conferida no post e qualquer dúvida me fala. Boa sorte e bjs 😉

      Excluir