segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Como engordamos NÃO SÃO AS CALORIAS!

Se calorias determinassem se você vai engordar (ou emagrecer) 300 calorias de brigadeiro teriam o mesmo efeito sobre o corpo que 300 calorias de brócolis! 


Nesse pensamento, uma dieta de 1000 calorias vindas unicamente de pavê de chocolate deixaria magra e feliz qualquer pessoa do mundo! Mas não é isso que acontece! 


Se um dia alguém te disse que para engordar você acabou comendo mais calorias do que gastou (e que para emagrecer deveria fazer o inverso) essa pessoa se enganou! O problema não é quantas calorias tem o alimento, mas sim QUAL O EFEITO DESTE ALIMENTO SOBRE SEUS HORMÔNIOS! 


Se um alimento é principalmente composto de #carboidratos (estamos falando aqui de doces, pães, biscoitos, cereais, barras, grãos, e açúcares modificados e isolados) não importa o quão integral ele seja, não importa quantos "30 grãos" ele tenha, ainda que "lentamente" ele vai disparar a liberação do hormônio INSULINA. 


A insulina é um hormônio anabólico, responsável por bloquear completamente o uso da gordura corporal na produção de energia (ou seja, se você consome alguns destes antes dos seus exercícios físicos, pode gastar muita coisa lá, MENOS gordura, até que a insulina finalmente baixe) e de levar esse carboidrato todo para dentro da célula, afim de ser usado como fonte de energia.


Acontece que se você come carboidratos 4-5x ao dia e se exercita 2-3x na SEMANA, essa "fonte de energia" toda será estocada, em forma de GORDURA! E é assim que você engorda! Mesmo comendo "poucas calorias"! 


Então você não ficou gordo por comer muitas calorias e nem por comer muita gordura, ficou gordo por ativar insulina o dia todo (pelo consumo constante de carboidratos) e ingerir fontes de energia sem as utilizar! 


Precisa "cortar carboidratos"? NÃO! Mas diminuí-los para reverter o problema: com certeza! 


Entenda de uma vez que calorias importam muito pouco, e que o conteúdo e a qualidade do alimento importam mais! Abacate tem muito mais calorias que pão integral, mas é fonte de gordura (que NÃO ativa insulina), cheio de vitaminas, propriedades e ainda é sacietógeno, nesta comparação, por exemplo, calorias realmente não importam.


Manter-se informado é fundamental e faz toda a diferença! Uma dica de leitura é o livro PORQUE ENGORDAMOS e o que fazer para evitar. O livro mais comentado e recomendado pelo Dr. Souto.

6 comentários:

  1. Boa noite. Obrigada por este artigo. Uma pergunta: eu não sou uma atleta. Me treino entre 3 e 5 x/semana para começar a fazer provas de corridas de ruas. Não preciso de emagrecer, mesmo se gostaria perder algumas pequeninos pedaços de gorduras na parte superior das coxas. Tenho 44 anos e 2 pequenas filhas. Então, se não posso mais comer carbo, que tenho que comer ? Só legumes e proteínas? Para mim, e chato porque eu adoro os maçarão. E só legumes e proteínas (vegetais, o ovos, o peixe, porque eu não como de carne), eu tb acho que é chato. Quando me treino, meu café da manhã e com flocos de aveia, leite de amêndoas, banana e proteína. Se não, tenho tonturas e no energia. O resto dos refeições são sempre leves (legumes, proteínas e de vez em quando carbo (pão o um pouquinho de arroz o de macarrão)). Obrigada pela sua reposta. Os: não vou ler o livro do professor cujjo vc falou, ainda não entendo bem português (sou francesa e cheguei no Brazil há 8 meses). Bj. Chris.

    ResponderExcluir
  2. Olá Chris, tenta excluir os industrializados e inclui os carboidratos naturais: batata, batata doce, abóbora, beterraba... vc vai notar uma grande evolução na performance. Sobre café da manhã, eu particularmente adoro abacate. É fonte de gordura boa, garante energia e saciedade. Tem leite de coco tb, bolinho de caneca, brownie, cookie e pão low carb. Vou postar as receitinhas aqui no blog. Já tem no meu insta, se quiser consultar é @fabi945
    Beijos 😘😘

    ResponderExcluir