Sempre me confundiu, exatamente, quando fazer gelo ou calor, e é essencial saber a diferença. Se você colocar, por exemplo, gelo numa contratura ou calor num edema, além de não melhorar, você pode agravar o quadro da lesão!!
Encontrei no (globoesporte.globo.com/eu-atleta) uma explicação simples e muito clara sobre a diferença entre as duas terapias!
Gelo: deve ser utilizado quando há inflamação. Os sinais que indicam inflamação são dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força).
O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.
Em casos de lesões agudas, como entorses de tornozelo, quanto mais rápido o uso do gelo melhor.
Calor: o calor superficial gerado por uma bolsa de água quente ajuda no relaxamento muscular, sendo assim deve ser utilizado em casos de tensões musculares esporádicas. Se você tem alguma tensão muscular crônica, isto é, você sempre sente algum músculo tenso, o calor vai aliviar a contração muscular excessiva apenas temporariamente.
A temperatura deve ser alta porém suportável, sem causar queimadura, e o tempo de utilização é até não estar mais quente.
Adorei Fabi. Na corrida que fui tinha uma piscininha de gelo. Não entendi pra que servia, mas a fila era grande. Depois faz um post sobre aquele procedimento? Beijos linda!!
ResponderExcluirFaço sim. Vou me informar a respeito.
ExcluirQue esclarecedor. Gratidão Fabi ��
ResponderExcluir😉
Excluir