quarta-feira, 26 de abril de 2017

Assessoria e dicas para iniciantes na corrida

A corrida é um esporte incrível, democrático, prático e recompensador. Mas se praticado sem a devida orientação, você pode se lesionar já nos primeiros meses.

Eu viciei nesse esporte e procurei auxílio quando percebi que gostaria de aumentar as distâncias e correr com qualidade por muitos anos.

Devido a minha rotina, optei por um assessor à distância. Sim, o prof. Marcelo me atende por e-mail e Whatsapp. A MV Runners Brasil foca no treino totalmente individual, com técnica e personalizado. O custo x benefício foi o mais bem avaliado, na minha opinião. Posso fazer meu treino onde e no horário que der. Isso é incrível e eu amei!



Se você está iniciando, preste atenção nessas dicas do meu treinador Marcelo Alves:

🔸 Pra adaptar o corpo à corrida, é muito importante caminhar antes. Se você é sedentário faça caminhadas regulares por várias semanas antes de começar os trotes;

🔸O modelo de tênis importa pouco, mas a biomecânica importa muito! Invista mais em orientação técnica do que em equipamento;

🔸O aquecimento é importante para preparar o sistema cardiorrespiratório e musculo-tendíneo e vai variar de uma caminhada para iniciantes à um trote para experientes. Ele faz com que seja mais fácil entrar no ritmo de treino, não mate o aquecimento;

🔸Acima de qualquer produto, o que vai melhorar a sua performance são os treinos;

🔸A adaptação aeróbia tende a acontecer antes da estrutural, e por isso muitos iniciantes se lesionam nos primeiros meses ao correr mais do que deveriam e sem orientação. Músculos e tendões, demoram mais a se adaptarem ao treinamento, portanto não exagere;

🔸Correr com música pode dar um gás extra e quebrar a monotonia mas tente fazer pelo menos um treino por semana em silêncio para focar no seu corpo;

🔸 Se você corre na rua, mantenha somente um fone no ouvido para ouvir os carros e o mundo em volta;

🔸 Sempre carregue uns trocados e alguma identificação, sempre!

🔸Se increver em provas para manter a motivação funciona pra maioria dos iniciantes, mas não faça uma prova a cada final de semana, os treinos são mais importantes;

🔸Faça também um trabalho de fortalecimento muscular e alinhamento.

Bem vindo ao nosso mundo! 🏃👊💪

6 comentários: