sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Maltodextrina

Leia bem a definição:



"Maltodextrina é o resultado da hidrólise do amido ou da fécula, normalmente se apresentando comercialmente na forma de pó branco, composto por uma mistura de vários oligômeros da glicose, compostos por 5 a 10 unidades. Pode ser definida como um polímero da glicose. Estas moléculas poliméricas são metabolizadas de forma rápida no organismo humano , contribuindo, em indivíduos saudáveis, para um aumento exponencial de insulina (pico de insulina) na corrente sanguínea"

OPAAAAA!! 😱 Então quer dizer que é pior q açúcar? Simmmm!! E pq diabos todos os produtos para diabéticos e até msm adoçantes tem esse ingrediente?
ÓTIMA PERGUNTA! Mas eu imagino que deva ser pq a indústria nos trata como um bando de ignorantes ao perceber que se escrever no rótulo "diet", "light", "fit", "zero", "sem açúcar" VAI VENDER QUE NEM ÁGUA!
Então pela milésima vez: por favor, pelo amor de Jesus: LEIAM OS INGREDIENTES ANTES DE COMPRAR ALIMENTOS COM RÓTULO, mesmo que o rótulo seja cheio dessa palavrinhas tentadoras q citei aí em cima!

Como todo carboidrato, a maltodextrina fornece 4kcal/grama. A diferença dela para a sacarose está na frutose (a sacarose é glicose + frutose e a maltodextrina é glicose + glicose). O índice glicêmico da maltodextrina é maior que o da sacarose.
Sacarose é o açúcar comum que conhecemos (seja ele demerara, orgânico, mascavo, encantado, alucinado, roxo, azul, branco, refinado, cristal, extraterrestre, é TUDO AÇÚCAR!) Ps: qdo eu como paçoquinha, adivinha qual que eu escolho? SIM. A NORMAL! Pq a normal tem açúcar e a diet tem a tal da maltodextrina! 😘 Ps2: maltodextrina PODE ser usada em alguns casos específicos por ATLETAS DE ALTA PERFORMANCE.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

E os Nuggets ?



As crianças simplesmente AMAM!!!! E váaaaaaaaarios adultos também!!!
Mas você sabe do que ISSO é feito??!!
Fiz uma busca sobre a lista de ingredientes dos nuggets vendidos em supermercados e também daqueles vendidos em fastfood: eles tem no MÍNIMO 15 ingredientes (o do MacDonalds tem mais de 29!)!!!!
Vamos a esta lista de ingredientes principais entre eles:
.
.
.
* carne de frango (uns colocam frango desossado, outros carne de peito, pele de frango; podendo conter cartilagem, ossos,...).
* farinha de trigo. (Carboidrato...Claro)
* amido. (mais carbo!)
* gordura vegetal (milho, soja, canola). Pior tipo de gordura...
* proteína da soja. (Soja transgênica humm)
* leite.
* dextrose. (Açúcar)
* estabilizante (tripolifisfato de sódio).(quê?)
* realçador de sabor (glutamato monossodico). (Isso é responsável por viciar seu paladar) 🤔 faz mal...
* antioxidantes. (Que isso)
* aromatizantes. (Claro deve feder...)
* antiumectante. (Hã?)
* bicarbonato de sódio. (Ufa... algo que eu conheço)
* sal. (Ah tá.)
* corantes. (Cor?)
* espessantes.(que isso?)
.
.

Uns contém ovo, outros mais açúcar, outros farinha de arroz, vários tipos diferentes de saborizantes e temperos.
E ainda tem umas variantes dependendo de cada fabricante.
😢Não vou explicar ingrediente por ingrediente porque levaria uma eternidade kkkkkkk e acho que quem come deve saber o que está comendo, não é assim?!
😢Ahh!! E para você que faz no forno ou na Airfrayer, achando que está minimizando o problema, saiba que ele já vem pré frito para facilitar sua vida!!!😂😂😂😂
Ou seja... já fritaram para te ajudar!!!

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Abraçou a jaca?

🆘ABRAÇOU A JACA? Calma que tá tudo bem!😁





.
🗒Já que hoje é segunda feira, o dia mundial de começar dieta. Não que isso não possa ser feito a qualquer dia da semana ou em qualquer dia do ano, mas a segunda tem todo um simbolismo de recomeço,  costuma ser o dia em que paramos para fazer as nossas resoluções... e é clichê demais esta frase, eu sei. Mas é exatamente isso: ☝🏻PARA CONSEGUIR RESULTADOS DIFERENTES É PRECISO QUE VOCÊ MUDE SUAS ATITUDES! E isso implica em sair da sua zona de conforto e realmente estar disposto a encarar o PROCESSO da mudança! (Esse post é válido para a vida, não apenas para “jacadas” ok?😉)
.
Se todo ano é a mesma coisa, você promete que vai ser diferente e até hoje não conseguiu sustentar isso por muito tempo, comece AGORA! 🎗Comprometa-se com a sua mudança! Um passo de cada vez, valorizando cada conquista e comemorando mesmo as pequenas vitórias. Não tem nada mais motivador do que as nossas próprias conquistas pra que a gente consiga seguir em frente num processo de mudança, seja ele qual for! 🏠Uma casa sólida não se constrói da noite pro dia, é preciso que se coloque um tijolinho por vez. Certo?
.
❌😞Não se culpe pelas vezes em  que tentou e não conseguiu , pare de olhar pra trás! Comece AGORA e aos pouquinhos vá construindo sua nova realidade!🔭
.
📝Estabeleça pequenas metas, coloque-as  no papel, e trace estratégias para cumpri-las. 📅Faça um calendário e vá riscando seus dias de sucesso. Nos dias em que não conseguir (sim, eles fazem parte do processo e o importante é que a gente consiga olhar pra eles e tirar algum aprendizado!), anote também e tente entender o motivo da falha. E simplesmente SIGA EM FRENTE. Caiu? Respira , levanta e siga olhando pra frente!! Caminhar pra trás é mais cômodo sim. Mas não te deixa mais próximo ao seu objetivo: te leva pra sua zona de conforto!
.
Bora (RE)começar?😉

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Ah, a prova Top pra encerrar o calendário de corridas 2017

Daí vc tá lá, as 4 da manhã de um domingo, fazendo seu café pra ir correr, e se depara com a mensagem do Boss @ibsenpettersen: "HORA DO SHOW, BOA PROVA! DIVIRTA-SE"! 


  
  

Eu obedeci ué? ☞ Um mundareu de gente pra correr, daí priorizei o aquecimento rápido e os amigos a largar na frente. Não explodi qdo deu o sinal mas fui buscar o meu lugar ultrapassando a geral. Antes, essa coisa de desviar me irritava um pouco, mas fui trabalhando pra tirar proveito de situações como essa: prestar atenção no recado nas costas das camisetas, presenciar a superação do próximo, encontrar figurassas e rir ainda mais. Aliás, eu ri muito, do início ao fim 😂 Se o cansaço bateu eu nem percebi porque eu estava ocupada demais me divertindo 😁 🍀EU SOU MÃE QUE CORRE 🙋🏃

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Receita: Lagarto assado


Ingredientes:
1 pedaço de lagarto
1 colher (chá) de sal grosso
Alho amassado a gosto
2 cebolas raladas


Limpe o lagarto e o coloque emuma vasilha com todos os ingredientes. Deixe marinar de 1 dia pro outro.
Coloque em uma travessa, regue com azeite e leve ao forno para assar até dourar.
Fatie e sirva. 

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Dicas de como conservar o abacate

Amamos abacate, mas sabemos o quanto é chato conservá-lo 🙄




Então aqui vai um “passo a passo” para ajudar os abacatelovers nessa missão:

1- Guarde o abacate com o caroço sempre
2- No entanto, só a parte em contato direto com o caroço será conservada (ou seja, o “miolinho”) e a parte externa que fica em contato com o ar se oxida rapidamente, escurece e perde seu frescor.
 3- Para evitar a oxidação desta parte mais externa, corte um quarto de uma cebola roxa em pedaços grandes, que deverão ser colocados no fundo de um recipiente fechadinho e coloque a metade do abacate que quiser conservar e o caroço tem que ficar virado pra cima.
4- Guarde na geladeira.
5- Verifique que o recipiente deve estar bem fechado porque a cebola vai liberar seus componentes que vão auxiliar a conversar a cor e o frescor do abacate 🥑 ✔️Importante dizer que o sabor do abacate não sofrerá alterações porque só a casca da fruta estará em contato com os pedaços de cebola.


domingo, 14 de janeiro de 2018

Receita: pãozinho lowcarb com psyllium

Pãozinho lowcarb 🍞



Usei psyllium e a textura ficou incrível. Pega essa receita 😉

🔸3 ovos
🔸3 col sopa de farinha de amêndoas
🔸3 col parmesão ralado grosso
🔸3 col sopa creme de leite
🔸1 col café de fermento em pó
🔸1 col café de psyllium
🔸sal a gosto

Bata todos os ingredientes no mixer ou no liquidificador, coloque numa forma de pão ou forminha de cupcake de silicone. Asse em forno médio por aproximadamente 20 minutos ou até que fiquem douradinhos.
Rende 10 pãezinhos 🍞

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

O colesterol - Livro A Dieta da Mente

Sobre colesterol, segue uma passagem do livro A DIETA DA MENTE: "Se vc conseguir limitar a ingestão de carboidratos a uma faixa necessária e compensar a diferença
c/ gorduras e proteínas, vc pode reprogramar seus genes, voltando à configuração de fábrica que vc tinha ao nascer. É essa configuração que lhe confere a capacidade de ser uma máquina queimadora de gordura, c/ uma mente aguçada.
.
É importante entender que, qdo seu exame de colesterol dá um resultado alto, o número apresentado deriva em 75% a 80%
daquilo que seu corpo fabrica, e não necessariamente daquilo que vc come.
.
O fato é que os alimentos ricos em colesterol, na verdade, REDUZEM a produção de colesterol do corpo. Todos nós fabricamos até 2 mil gramas diários de
colesterol, pq necessitamos dele em quantidades várias vezes maiores que aquilo que encontramos em nossas dietas. .
.
Nosso corpo prefere que forneçamos na boca o colesterol de que precisamos, vindo
daquilo que comemos, em vez de fabricá-lo internamente, que é um processo
biológico de várias etapas, exigindo muito do fígado. .
.
.
O colesterol alimentar é tão IMPORTANTE que seu corpo absorve o máximo que pode para seu uso.
Então o que acontece quando vc RESTRINGE sua ingestão de colesterol? O corpo envia um sinal de alarme indicador de crise (“FOME”). Seu fígado capta esse sinal e começa a produzir uma enzima chamada reductase HMG-CoA, que ajuda a compensar o déficit ao usar os carboidratos da dieta para produzir um suprimento excedente de colesterol. É um coquetel Molotov em potencial: qdo se comem CARBOIDRATOS em EXCESSO
ao mesmo tempo em que se reduz a ingestão de colesterol, fomenta-se uma
superprodução constante e pesada de colesterol no corpo.
A única forma de impedir que esse processo interno fuja do controle é consumir diariamente uma quantidade adequada de colesterol alimentar e reduzir drasticamente os carboidratos. Isso explica por que meus pacientes com “colesterol alto” que adotam minha dieta conseguem fazer seus níveis voltarem ao normal sem
tomar remédios, ao mesmo tempo em que desfrutam de alimentos repletos de colesterol”. Dr. David Perlmutter

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

“Leaky gut”, a “síndrome absortiva intestinal”

Já ouviu falar em “leaky gut”, a “síndrome absortiva intestinal” (na tradução livre)?



Trata-se de uma condição na qual há uma espécie de “falha” no mecanismo que impede que toxinas que deveriam ser eliminadas de nosso corpo alcancem a corrente sanguínea. É como se a parede que envolve o intestino fosse porosa, ocasionando uma espécie de “vazamento”.
As toxinas e germes que transitam pelo interior do órgão, em lugar de serem expelidas pelo organismo, ultrapassam a barreira mucosa (que separa o interior do intestino do resto do corpo) e invadem a corrente sanguínea, atingindo o sistema imunológico, podendo provocar processos inflamatórios agudos e crônicos.
Entre as causas, podemos destacar a má alimentação (aquela, à base de ultraprocessados, refinados e alimentos alergênicos como glúten, leite de vaca e etc. – para citar apenas alguns), estresse crônico, sono comprometido e outros elementos que possam ocasionar o desequilíbrio da flora intestinal. Leaky gut acaba repercutindo sobre todo organismo tanto gerando quanto agravando doenças estabelecidas como fadiga crônica, síndrome do intestino irritável, doença celíaca, alergias gastrointestinais, autoimunes (como lúpus, esclerose múltipla). Devido a essa permeabilidade, acionamos nosso sistema imune, de forma exacerbada, que acaba por atacar o próprio organismo (doenças autoimunes!)
Vou dar o exemplo do glúten: dentro desse contexto de “leaky gut”, o glúten tem um papel de impacto. Isso porque é um gatilho importante em algumas pessoas para liberação de uma proteína inflamatória chamada “zonulina”. Trata-se de uma proteína capaz de modular as junções intercelulares, que interfere na permeabilidade intestinal, já que afrouxa as “tight junctions” - ao pé da letra, juntas apertadas, que possuem função de prevenir a passagem de material entre as células e o interior do organismo.
Por isso, evitar determinados alimentos, que podem ocasionar reações inflamatórias ao intestino e gerar uma permeabilidade que pode causar a síndrome é fundamental na manutenção da saúde desse órgão.



Sobre a Zonulina e Leaky Gut - Essa substância oferece proteção para o organismo em casos como – se por exemplo, você ingerir comida contaminada com salmonela. A zonulina irá reconhecer a bactéria infiltrada no organismo e desencadeará uma diarréia para se livrar dos inimigos. Quando eles se vão, os níveis de zonulina caem e as junções se fecham novamente.
Mas, o que acontece então? Qual sua ligação com o leaky gut? A zonulina – que tem uma ação específica controlada, passa a ter seus níveis elevados no organismo pelo consumo de glúten que não é digerido completamente por nossos organismo. Esse glúten pode desencadear a liberação de zonulina elevada, e faz com que ela propicie uma “abertura” na barreira intestinal, ocasionando vazamento – no caso a síndrome.

Por: Dr Barakat

Referências
Dulantha Ulluwishewa, Rachel C. Anderson, Warren C. McNabb, Paul J. Moughan, Jerry M. Wells, and Nicole C. Roy. Regulation of Tight Junction Permeability by Intestinal Bacteria and Dietary Components. J. Nutr. 2011 141: 5 769-776; first published online March 23, 2011. doi:10.3945/jn.110.135657. Disponível em < http://jn.nutrition.org/citmgr?gca=nutrition%3B141%2F5%2F769>
Bischoff SC, Barbara G, Buurman W, et al. Intestinal permeability – a new target for disease prevention and therapy. BMC Gastroenterology. 2014;14:189. doi:10.1186/s12876-014-0189-7.Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4253991/
Odenwald MA, Turner JR. Intestinal permeability defects: Is it time to treat? Clinical gastroenterology and hepatology : the official clinical practice journal of the American Gastroenterological Association. 2013;11(9):1075-1083. doi:10.1016/j.cgh.2013.07.001. Disponível em < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3758766/>
"Leaky gut syndrome". NHS Choices. https://www.nhs.uk/conditions/leaky-gut-syndrome/

Colágeno - Entenda....



🔸1. Colágeno é uma proteína.
🔸2. Proteínas são feitas de aminoácidos.
🔸3. Nós não absorvemos proteínas.
🔸4. Nós digerimos proteínas e absorvemos os aminoácidos.
🔸5. Os aminoácidos que fazem o colágeno estão em QUALQUER FONTE boa de proteínas.
🔸6. Aumentar a quantidade desses aminoácidos na circulação não aumenta a produção de colágeno.
🔸7. As enzimas que produzem colágeno precisam de vitaminas do complexo B, vitamina C e silício para funcionarem.
🔸8. Mesmo com tudo isso, para aumentar a produção de colágeno NA PELE é preciso de estímulo, como a exposição ADEQUADA ao sol, por exemplo.
🔸9. O consumo de colágeno é ótimo... pra indústria farmacêutica!
🔸10. Estude!

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Autoresponsabilidade

Palavra do ano para 2018: autorresponsabilidade!


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A mesma energia que a gente tem para montar explicações para o não-fazer (“preciso de dinheiro para investir”; “preciso ter mais tempo para me dedicar”; “preciso encontrar um profissional que faça meu site como eu quero”, “preciso da-que-le curso/consultoria/consulta”, preciso ter a logo/o escritório/o business plan pronto antes”) pode ser usada na solução imediata do que é possível HOJE - aquele famoso “comece onde está e com o que tem fazendo o que pode”. E esse raciocínio serve pra tudo, nos hábitos da vida pessoal ou nos projetos da carreira profissional.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esperar por algo externo - ou alguém - é vestir o confortável roupão de vítima, que te protege do peso que é se assumir protagonista de tudo que deu certo ou errado, do que aconteceu ou do que poderia ter acontecido.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quer tudo ideal, 100% perfeito?! Planeje 2018, “perfeccionismo é medo com um nome mais bonito”. E no mesmo Planeje 2018: “O verdadeiro proativo é aquele que sabe que o resultado dos seus atos depende apenas de si”. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Importante: mesmo conhecendo bem essa armadilha, podemos cair nela em algum momento; lembrar e relembrar da postura protagonista deve ser exercício diário! Sabe qual a única certeza? Em 2018 a gente pode fazer o que quiser! Mas tem que querer e tem que fazer!

domingo, 7 de janeiro de 2018

Receita: farofa low carb

Sobre como começar a dieta Low Carb

Sobre o início da dieta Low Carb:
1) Diminua/exclua o consumo de farináceos, açúcares, grãos, e produtos industrializados de forma geral (os integrais tbm). ‎LC é uma dieta baseada em COMIDA DE VERDADE e não em produtos. Come-se vegetais, frutas, oleaginosas, azeite, manteiga, banha de porco, carnes, ovos, queijos, adoçantes naturais.

2) Saiba que LC e jejum são 2 coisas distintas. Minha dica é que comece comendo de 3 em 3 horas ou nos horários que vc está habituado a comer. Com o tempo, vc perceberá que sentirá menos fome e o jejum será uma consequência natural da dieta. Mas ele é totalmente opcional! Depois de se adaptar à mudança da alimentação, aí sim é hora de se desprender de horários: coma quando sentir fome. Teste seu corpo! Antes de tomar café da manhã se pergunte "estou com fome?". Beba água, espere e veja como vc fica. Se sentir fome, coma. Se não, espere a fome chegar. Fome e vontade de comer são sensações parecidas!

3) ‎A ideia de LC é comer comida de forma natural e não ficar substituindo o bolo da padaria por bolo lowcarb. Cuidado com as receitinhas! Elas ajudam muito no processo de transição da dieta, mas em excesso podem atrapalhar o emagrecimento.

4) Para comer comida de verdade não precisa de nutri. Para fazer manejos de quantidades e jejum intermitente o acompanhamento nutricional é indispensável. O papel do nutri é individualizar a dieta mediante as suas particularidades. O nutri te orientará e criará estratégias para otimizar seus objetivos.

5) ‎Comece devagar! Tenha mente que o processo de emagrecimento é feito de acertos e erros. Quando o "furo" acontecer, volte pra dieta! Não desista, insista! É insistindo que criamos novos hábitos! Construir a disciplina é se libertar. Ser livre para ter controle do seu corpo e da sua alimentação. A disciplina te permite comer uma coisa fora da dieta, pois vc automaticamente volta pra ela sem esforço: sua mente aprendeu... Seu corpo aprendeu... VOCÊ aprendeu! ✔

😉

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Cinco Pós Brancos que podem te viciar

Qual é a semelhança entre açúcar refinado, sal, farinha refinada, aspartame e cocaína?




Estes são os Cinco Pós Brancos que podem te viciar e, até mesmo, matar! Como toda a compulsão, trata-se de um ciclo que necessita ser alimentado constantemente para existir. Assim, quando o efeito do consumo passa, o indivíduo deverá buscar uma nova “dose” de seu produto de escolha, pois seu subconsciente e seu organismo o “atentam” para o fato de que sua reserva está vazia e é preciso enchê-la novamente. E assim permanece este ciclo, consumindo a pessoa aos poucos, gradativamente.

Uma coisa importante para entender é que o açúcar refinado e a farinha branca refinada exercem o mesmo efeito sobre glicemia, insulina, pâncreas e fígado, causando os mesmos acúmulos de gordura e hiperglicemia. Resumindo: iniciar a ingestão de açúcar desencadeará um ciclo vicioso, porque a insulina irá ficar alta, e, permanecendo alta, irá gerar fome, você comerá açúcar, voltará a estimular a insulina, e esse ciclo se repete, fazendo com que você fique com vontade de comer carboidratos o dia inteiro.

Você está disposto a matar suas vontades e dizer não para aquilo que te prende?

Tome uma atitude!!!