sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Maltodextrina

Leia bem a definição:



"Maltodextrina é o resultado da hidrólise do amido ou da fécula, normalmente se apresentando comercialmente na forma de pó branco, composto por uma mistura de vários oligômeros da glicose, compostos por 5 a 10 unidades. Pode ser definida como um polímero da glicose. Estas moléculas poliméricas são metabolizadas de forma rápida no organismo humano , contribuindo, em indivíduos saudáveis, para um aumento exponencial de insulina (pico de insulina) na corrente sanguínea"

OPAAAAA!! 😱 Então quer dizer que é pior q açúcar? Simmmm!! E pq diabos todos os produtos para diabéticos e até msm adoçantes tem esse ingrediente?
ÓTIMA PERGUNTA! Mas eu imagino que deva ser pq a indústria nos trata como um bando de ignorantes ao perceber que se escrever no rótulo "diet", "light", "fit", "zero", "sem açúcar" VAI VENDER QUE NEM ÁGUA!
Então pela milésima vez: por favor, pelo amor de Jesus: LEIAM OS INGREDIENTES ANTES DE COMPRAR ALIMENTOS COM RÓTULO, mesmo que o rótulo seja cheio dessa palavrinhas tentadoras q citei aí em cima!

Como todo carboidrato, a maltodextrina fornece 4kcal/grama. A diferença dela para a sacarose está na frutose (a sacarose é glicose + frutose e a maltodextrina é glicose + glicose). O índice glicêmico da maltodextrina é maior que o da sacarose.
Sacarose é o açúcar comum que conhecemos (seja ele demerara, orgânico, mascavo, encantado, alucinado, roxo, azul, branco, refinado, cristal, extraterrestre, é TUDO AÇÚCAR!) Ps: qdo eu como paçoquinha, adivinha qual que eu escolho? SIM. A NORMAL! Pq a normal tem açúcar e a diet tem a tal da maltodextrina! 😘 Ps2: maltodextrina PODE ser usada em alguns casos específicos por ATLETAS DE ALTA PERFORMANCE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário