terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Bulletproof Coffee

Já ouviram falar no Bulletproof Coffee (café à prova de balas)? Popularizada por Dave Asprey, um investidor do Vale do Silício (EUA), ele conheceu a receita durante uma visita pelo Oriente, em que o consumo de bebidas feitas com café, manteiga e outras formas de gorduras tem sido realizado há séculos.



Para ser mais exato, durante sua viagem ao Tibete, Dave provou uma bebida feita com chá e manteiga de iaque (animal típico da região) e se maravilhou ao sentir mais saciedade, disposição e criatividade. Assim, criou sua própria versão, que faz parte da "The Bulletproof diet", descrita em seu livro de mesmo nome, uma dieta rica em gorduras e pobre em carboidratos, aliada ao consumo do "bulletproof coffee".

Mas, do que se trata, afinal, essa bebida? Bem, ela aumenta a saciedade, reduzindo a fome, ao mesmo tempo em que aumenta o foco e a performance. Por ser termogênico, o café também auxilia na queima de gordura corporal e é um estimulante natural. Já o óleo de coco oferece energia por meio de sua fonte de TCM (triglicerídeo de cadeia media), um tipo de gordura de rápida disponibilização. Assim, a bebida tem um rápido esvaziamento gastrointestinal, disponibiliza energia rapidamente e por isso é muito boa para utilizar como pré-treino e não apenas em atividades físicas, mas também mentais.

O interessante é que você pode fazer a sua própria receita. Eu, por exemplo, gosto de utilizar café, leite de coco, manteiga ghee ou óleo de coco e finalizo salpicando com um pouco de canela. No café da manhã, no pré-treino ou qdo sei que vou demorar a me alimentar novamente e preciso de saciedade, tomo meu bulletproof coffee. Sem adoçar, obviamente!! Afinal, o sabor doce é reconhecido como glicose pelas papilas gustativas, liberando insulina - e como não há consumo de carboidrato na sequência, vem a vontade incontrolável por doce. Logo, pra funcionar, nada de adoçar!

Importante lembrar que, como tudo na alimentação, o bulletproof coffee exige cuidado com dosagem (nada de excessos!) e contexto. Quem passa mal com café, tem ansiedade, insônia, gastrite ou problemas cardiovasculares pode não se dar bem com essa receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário