Queijos de leite cru são os fabricados artesanalmente, de forma tradicional, com leite recém ordenhado e não pasteurizado.
Os queijos industrializados são produzidos em maior escala, usando leite de procedências diversas. Esse leite passa pelo processo de pasteurização, antes de ser feito o queijo, ou seja, aquecem o leite por meia hora a 62 graus e depois resfriam. Esse processo desnatura proteínas, altera o sabor e elimina as bactérias lácticas benéficas, justamente as que dão o toque especial aos queijos tradicionais.
Os queijos de leite cru, tradicionais, possuem essas bactérias lácticas que regulam a nossa microbiota e são benéficas para a digestão. Os franceses tem, até hoje, o costume de comer queijo após as refeições, como parte da sobremesa, justamente pela função digestiva que os queijos de verdade possuem.
A luta pela salvaguarda dos queijos de leite cru é mundial e contrapõe-se aos interesses da grande indústria de laticínio. Mais uma vez a indústria agindo com interesse financeiro em detrimento aos alimentos de VERDADE e a saúde dos consumidores.
Leia mais no site slowfoodbrasil.com/textos/queijosartesanais
Amo queijos
ResponderExcluiroie ... quero te add no Instagram ... é @fabi945 mesmo ?
ResponderExcluirbj
Eliane
Oi Eliane, desculpe. Foi alterado para @eusoumaequecorre
ExcluirBjs e muito obrigada