segunda-feira, 5 de junho de 2017

Kefir

Kefir é um leite fermentado resultante da dupla fermentação (por leveduras e bactérias) do leite pelos grãos do kefir.



Estes grãos do kefir são uma associação simbiótica de leveduras, bactérias ácido-láticas e bactérias ácido-acéticas, envolvidas por uma matriz de polissacarídeos denominada kefiran.

Ao adicionarmos o kefir no leite, em frasco de vidro coberto com um paninho, inicia-se o processo de fermentação e após 24 horas em temperatura ambiente os grãos são coados e o líquido resultante é usado como um iogurte.

🍶O kefir é considerado um produto probiótico complexo onde os microorganismos vivos que o compõe são capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos a saúde do indivíduo que o consome


Os efeitos benéficos do kefir:

✅Estimulação do sistema imune geral e a nível local na mucosa gástrica e intestinal

✅Redução dos efeitos da intolerâcia a lactose

✅Efeito antioxidante

✅Propriedades antimicrobianas (metabólitos produzidos por bactérias ácido-láticas inibem o crescimento de bactérias patogênicas e saprófitas – atividade antagônica) S aurus, E coli

✅Diminuição do colesterol sérico

✅Atividade anticancerígena com inibição do crescimento tumoral

✅ Auxiliar no tratamento de síndromes de imunodeficiência

✅Incrementa o valor biológico das proteínas do leite

✅Restabelece e equilibra a microbiota intestinal e pode ser usado em casos de diarréia.

Alguns componentes do kefir: vitaminas do complexo B; vit K; triptofano; cálcio, fósforo e magnésio. 4,4 % lipídios, 12,1% cinzas, 45,7% de mucopolissacarídeos; 34,3% proteínas totais; ácido lático (conservante natural – biologicamente seguro), ácido acético e glicônico, álcool etílico, gás carbônico, vit. B12 e polissacarídeos.

Importante ressaltar que o consumo de kefir não apenas afeta a digestão de forma positiva como também influencia no metabolismo e na função imune.

Um comentário: