segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Metabolismo rápido x metabolismo lento

Metabolismo rápido x metabolismo lento



De modo simplificado, o peso corporal resulta da diferença entre catabolismo (energia liberada após digestão) e anabolismo (energia utilizada pelo organismo). Se a energia que entra é maior do que a que é gasta, o corpo estoca o excedente preferencialmente como gordura (mecanismo que nossos ancestrais, que não tinham comida à disposição a todo instante, utilizavam para ter energia e sobreviver).
A manutenção do peso ocorre justamente quando anabolismo e catabolismo estão em equilíbrio. Se vc tem alguma dificuldade de perder ou ganhar peso, o 1º passo é rever os hábitos (alimentação, prática de exercício físico, sono), além de consultar um profissional para entender sua taxa metabólica - quantidade de energia química que uma pessoa gasta por unidade de tempo.
A taxa metabólica de um indivíduo pode ser influenciada pela idade, peso, sexo, temperatura, frequência das refeições, nível de atividade, escolha dos alimentos, hidratação, genética, estresse, produção e função de hormônios. Um metabolismo acelerado costuma ser o sonho da maioria das pessoas, já que estimula a queima de gordura. Mas há indivíduos que, por conta disso, podem ter dificuldade em ganhar massa muscular, sendo interessante investir em uma alimentação equilibrada e suplementação. Já qdo o metabolismo é baixo, o corpo queima menos calorias, podendo fazer com que reserve mais gordura.
Sedentarismo e dietas malucas tb atrapalham muito o metabolismo. Ingerir só alimentos de baixo teor calórico não é necessariamente eficaz para o emagrecimento. No início, o organismo estará com um metabolismo mais alto e haverá perda de peso, mas com o passar do tempo o metabolismo diminui e a dieta passa a não surtir efeito (isso ocorre devido a um mecanismo de defesa que entende que se a oferta de alimentos ou de água está baixa é preciso acumular).
Além disso, uma pessoa pode ter 50 anos, mas o seu metabolismo e suas funções vitais podem ser iguais a alguém mais novo - e vice-versa! Portanto, é fundamental estimular a taxa metabólica praticando atividade física, cuidando do sono e da alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário