- Os carboidratos simples, como açúcar de mesa ou farinha de trigo altamente refinada, consistem em uma dessas duas moléculas de açúcar simples unidas.
Os CARBOIDRATOS complexos, como frutas e vegetais, são compostos por longas cadeias de dezenas de milhares dessas moléculas simples de açúcar. Durante o processo digestivo, essas longas correntes de açúcares são divididas em simples componentes de açúcar, mas leva algum tempo para fazê-lo. Quanto mais demorado digerir um carboidrato, mais lento é a absorção de seus componentes simples de açúcar na corrente sanguínea.
O controle do índice glicêmico provavelmente tem a influência mais significativa no tratamento clínico da diabetes e no emagrecimento.
Diferentes alimentos podem afetar bastante a resposta glicêmica de outros alimentos se consumidos em conjunto (6).
A fibra, que é um carboidrato indigesto, pode diminuir a velocidade de digestão dos outros alimentos que você consumiu junto com a fibra. Um grão como quinoa pode causar grandes picos nos níveis de açúcar no sangue, mas quando consumido com vegetais como brócolis, cenouras, pimentões vermelhos, a fibra desses legumes atua como um amortecedor e diminui a digestão da refeição.
Como resultado, os carboidratos da quinoa não causarão aumentos tão dramáticos nos níveis de açúcar no sangue do que se ele fosse consumido separadamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário