sexta-feira, 27 de outubro de 2017

O perigo do anticoncepcional a saúde da mulher

Não há como falarmos sobre Outubro Rosa e saúde da mulher sem tocar em um tema que faz parte da vida de muitas mulheres: os anticoncepcionais.



Com certeza, é fundamental que a mulher tenha autonomia sobre o próprio corpo - inclusive, podendo escolher o momento que deseja engravidar. No entanto, será que o anticoncepcional é a melhor opção?

Quem me acompanha sabe a posição que tenho em relação ao medicamento. Os anticoncepcionais são bombas de hormônios sintéticos e trazem sim muitos riscos à saúde. Embora com o passar do tempo, as doses de estrogênio tenham diminuído, seus riscos não. Entre os principais efeitos negativos podemos citar a redução da libido – devido à baixa da testosterona, aumento de peso, dificuldade em se obter massa magra, celulite e flacidez, pressão arterial, risco de câncer (principalmente o de mama) e coágulos que podem levar a doenças degenerativas, AVC (Acidente Vascular Cerebral), risco de osteoporose, de trombose venosa cerebral e até a morte.

Portanto, quero que observem as constantes reclamações sobre os efeitos colaterais e o grande risco para a saúde das mulheres, pois há muito tempo o medicamento deixou de ser a única forma de evitar a gravidez e passou a ser recomendado para outros problemas como acne, cólicas e irregularidades no ciclo menstrual. Em alguns casos muito específicos, pode, sim, haver a necessidade de seu uso, mas na maioria das vezes, investigando-se a causa dos problemas é melhor tratá-las diretamente do que encher o organismo com uma bomba de hormônios sintéticos que bloqueiam os hormônios naturais, já que os ovários ficam inibidos.

Se você ainda utiliza anticoncepcionais ou conhece alguém que mantém a prática, convido a uma conversa com um médico de confiança, buscando alternativas, porque elas existem! Muitas vezes, a medicina convencional não conhece ou tem resistência com tais tratamentos, mas você certamente encontrará profissionais que entendem e vão indicar tais tratamentos, de acordo com a medicina holística. Para aquelas que já podem usar o DIU, o DIU de cobre certamente é a melhor opção de contraceptivo e a mais natural!

Nenhum comentário:

Postar um comentário