segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Acorde seu corpo




👉Nossas células são mais sensíveis ao carboidrato e a insulina no período da manhã .

👉Um café da manhã rico em carboidrato ( pão , bolo ,acholatados , açúcar etc ) aumentam a produção da insulina e consequentemente a capacidade das células a queimarem gordura durante o dia . ( = GANHO DE PESO ).

👉Prefira proteína ( ovos por exemplo ) e gordura boa (abacate ,castanhas , coco etc ) ✨Sim , existe vida sem o trigo no café da manhã !

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

O perigo do anticoncepcional a saúde da mulher

Não há como falarmos sobre Outubro Rosa e saúde da mulher sem tocar em um tema que faz parte da vida de muitas mulheres: os anticoncepcionais.



Com certeza, é fundamental que a mulher tenha autonomia sobre o próprio corpo - inclusive, podendo escolher o momento que deseja engravidar. No entanto, será que o anticoncepcional é a melhor opção?

Quem me acompanha sabe a posição que tenho em relação ao medicamento. Os anticoncepcionais são bombas de hormônios sintéticos e trazem sim muitos riscos à saúde. Embora com o passar do tempo, as doses de estrogênio tenham diminuído, seus riscos não. Entre os principais efeitos negativos podemos citar a redução da libido – devido à baixa da testosterona, aumento de peso, dificuldade em se obter massa magra, celulite e flacidez, pressão arterial, risco de câncer (principalmente o de mama) e coágulos que podem levar a doenças degenerativas, AVC (Acidente Vascular Cerebral), risco de osteoporose, de trombose venosa cerebral e até a morte.

Portanto, quero que observem as constantes reclamações sobre os efeitos colaterais e o grande risco para a saúde das mulheres, pois há muito tempo o medicamento deixou de ser a única forma de evitar a gravidez e passou a ser recomendado para outros problemas como acne, cólicas e irregularidades no ciclo menstrual. Em alguns casos muito específicos, pode, sim, haver a necessidade de seu uso, mas na maioria das vezes, investigando-se a causa dos problemas é melhor tratá-las diretamente do que encher o organismo com uma bomba de hormônios sintéticos que bloqueiam os hormônios naturais, já que os ovários ficam inibidos.

Se você ainda utiliza anticoncepcionais ou conhece alguém que mantém a prática, convido a uma conversa com um médico de confiança, buscando alternativas, porque elas existem! Muitas vezes, a medicina convencional não conhece ou tem resistência com tais tratamentos, mas você certamente encontrará profissionais que entendem e vão indicar tais tratamentos, de acordo com a medicina holística. Para aquelas que já podem usar o DIU, o DIU de cobre certamente é a melhor opção de contraceptivo e a mais natural!

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Sal rosa

Você já deve ter recebido uma informação de que o sal rosa é impróprio para consumo humano. Esta informação foi baseada em um experimento realizado por uma química e apresentado em um congresso. Mas ainda não foi publicado oficialmente em periódicos científicos.



.
De acordo com levantamento bibliográfico  realizado, há poucos estudos e informações científicas publicadas sobre o sal rosa.. No Brasil,  não há regulamentação específica, nem tampouco análise química do sal rosa disponível comercialmente.  Entretanto, é importante salientar que o sal rosa passa por órgãos reguladores na Europa e nos EUA e, nestes países os testes são positivos quanto à sua adequação e pureza.
.
.
Bastos e cols. (2017) comparou a a composição do sal rosa com o do sal comum. Como resultado, as concentrações de sódio foram semelhantes entre as amostras com diferença de somente 2,61%. .
.
Alegações de que o sal rosa é fonte de minerais são precoces e não fundamentadas, pois apesar de em algumas análises do sal rosa comprovarem quantidade de minerais superior ao sal refinado, as quantidades encontradas são insignificantes em relação às necessidades diárias.
.
.
Dicas!✨ 👉 Se couber no seu orçamento, prefira versões  não refinadas (sal marinho moído, sal rosa, sal negro, sal marinho cinza de Guérande, por exemplo). 👉 Verifique no rótulo se o sal é iodado. Por lei, é obrigatório adição de iodo no sal comercializado no Brasil (de 15 a 45 mg de iodo por quilo de sal). No entanto,  no estudo de Bastos e cols. (2017) a concentração de iodo nas amostras de sal rosa, sem adição de iodo foi de apenas 10 mg de iodo, um valor inferior ao exigido. 👉 Consuma com moderação!
👉  E o mais importante! 🚩 Atente-se à qualidade da alimentação em geral. Não adianta consumir o melhor sal em uma alimentação ruim!